terça-feira, 21 de setembro de 2010

Aescravização dos nativos na América Portuguesa

                                                      A escravidão indígena
      O trabalho escravo indígena foi usado sobretudo na exploração do pau-brasil,já que (1) o trabalho nos engenhos de açúcar era muito diferente daquele que os indígenas estavam acostumados e (2) ao governo português interressava mais que os indígenas continuassem a se dedicar  à coleta das riquesasnaturais da terra,como o pau-brasil.
     O tráfico de escravos foi,durante séculos,uma das atividades mais lucrativas do comércio internacional ,com a África sendo duramente disputada pelas principais potências da Eupora.
     Na África,os escravos eram adquiridos por traficantes a preços baixos e revedidos a preço altos na América.Muitas vezes,o açúcar,o tabaco,a aguardente e outros produtos serviam de meoda de troca.Quando chegavam à América portuguesa,os escravos eram colocados à venda em mercados.Ficavam a mostra em exposição sendo tratados como mercadorias.
    A maioria  dos africanos trazidos à colônia portuguesa  como escravos pertencia a dois grandes grupos étnicos : os bantos , originários de Angola , Moçambique e Congo, e que se tornaram mais numerosos no centro-sul e no Nordeste;e os sudaneses,provenientes da Guiné, da Nigéria e da Costa do Ouro , e que foram levados principalmente para a região da Bahia .
  
              Cotidiano do trabalho escravo
  Os escravos começavam o trabalho ao raiar do dia e só paravam ao escurecer.Seu principal alimento era a mandioca.Os escavos viviam e trabalhavam vigiados por capatazes e feitores.Quando fugiam,eram perseguidos pelos capitães-do-mato,que recebiam certa quantia por escravo capturado e devolvido ao senhor.


                                escravos alojados no porão de navegações durante o transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário